Como Criar

Seu celular está lento? Entenda o que pode ser


O aparelho sai da loja veloz, dinâmico e com uma capacidade de tráfego de informações que parece ser infinita. Mas não se passam muitos meses até que os primeiros travamentos comecem a surgir em seu celular.

Esses episódios, inicialmente raros, se tornam cada vez mais frequentes, até que você se dá conta de que aquela máquina de última geração que você retirou da loja em nada lembra o aparelho lento que você tem agora em suas mãos.

Então, o que fazer? Mandar consertá-lo costuma sair mais caro do que comprar um aparelho novo. Ao mesmo tempo, será que é mesmo o caso de mandá-lo para reparo?

Seu celular está lento? Entenda o que pode ser

Um smartphone lento pode gerar frustração, especialmente quando usado no local de trabalho. Temos uma solução para este problema.

Saiba que, na maioria dos casos, alguns pequenos ajustes já podem tornar o seu smartphone, se não tão veloz quanto antigamente, ao menos mais rápido do que está hoje! É o que veremos neste post. Continue lendo e confira:

1. Esqueça o mito de que atualizar o sistema deixará o celular lento

Há muita gente que bloqueia as atualizações do aparelho acreditando que elas deixam o celular mais pesado. Mas isso não procede! Seja no Android ou iOS, as atualizações servem para aumentar a segurança, corrigir alguns bugs de versões anteriores e até mesmo para otimizar o rendimento da bateria.

Portanto, as vezes os sucessivos travamentos em seu smartphone sejam fruto exatamente da falta de uma atualização recente!

2. Não mantenha o Wi-Fi sempre ligado

A maioria dos usuários deixa o Wi-Fi ligado permanentemente, ou porque se esquece de desativá-lo quando vai para a rua ou por imaginar que, fazendo isso, estará sempre pronto para utilizar o sinal de alguma conexão.

No entanto, quando você deixa de desligar o Wi-Fi, o seu aparelho permanece buscando um sinal que esteja disponível por perto para se conectar. E essa busca ininterrupta sobrecarrega o sistema, além de desgastar a bateria mais rapidamente.

Isso sem falar nas vulnerabilidades de segurança! Por isso, é sempre melhor desligá-lo. quando você não estiver usando.

O mesmo princípio vale para o Bluetooth, ou o próprio pacote de dados. Você não vai usar as funções principais no momento? Então desligue-as e evite tornar o seu celular lento ou com a bateria sendo consumida antes do que seria considerado normal.

3. Apague todos os aplicativos que você não usa

Muitos sistemas já vêm com inúmeros joguinhos de fábrica. Pode ser que você deteste jogos no celular, mas, mesmo assim, não tenha percebido que eles estão lá, ocupando espaço e atrapalhando a realização de downloads de apps importantes para a sua rotina, como Waze, WhatsApp ou aplicativos de carro particular.

Por isso, faça sempre uma pesquisa no seu aparelho e veja quais apps você pode apagar no momento.

Apagando um aplicativo sem uso

Se for um iPhone, aperte levemente o ícone do aplicativo que deseja apagar e mantenha-o pressionado até ele tremer. Então, surgirá um “X” no canto superior esquerdo. Toque nele para apagar o app não utilizado.

Quanto ao Android, a melhor maneira de fazer essa exclusão é acessar Configurações > Apps e notificações > Informações do app > Desinstalar. Com certeza, o seu celular lento vai mudar de performance depois disso!

4. Transfira periodicamente os seus arquivos para a nuvem

A base da tecnologia móvel é o seu armazenamento em nuvem.

Os principais sistemas operacionais têm interligações com soluções de armazenamento em nuvem, justamente para que seus usuários possam fazer backups de suas fotos na nuvem (ou programar backups automáticos) para ferramentas como iCloud (iPhone), Google Fotos (Android) ou mesmo o Dropbox (iPhone e Android).

Dessa forma, a maneira mais simples e mais eficiente de não ter um celular lento é transferir periodicamente as suas fotos, vídeos e arquivos de texto para a nuvem e, em seguida, deletando todos os arquivos em seu aparelho.

5. Evite fundos de telas animados e widgets

Interações animadas de tela consomem desempenho dos gadgets, portanto, também podem torná-los mais lentos. No caso dos widgets, o problema passa pela sua permanente atualização em segundo plano. O ideal é evitá-los, especialmente se você tem um aparelho não muito potente.

6. Limpe o cache do navegador

Talvez você esteja com alguma lentidão em seu navegador e, por isso, erroneamente, esteja acreditando que seja algum problema em seu sistema. Na dúvida, é altamente recomendável limpar o cache do navegador móvel periodicamente, o que garante muito mais velocidade para acessar à internet.

Mas, afinal, você sabe o que é cache?

Didaticamente falando, o cache seria uma área de armazenamento dentro da qual dados ou processos usados com muita frequência são guardados para acesso futuro, poupando tempo e consumo de dados.

O problema é que o excesso de informações e abundância de dados no cache gera efeito contrário à sua proposta inicial: lentidão e travamentos.

Se você tem iPhone, seu navegador padrão deve ser o Safari, certo? Então, você pode limpar os dados indo em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Limpar Cookies e Dados.

Você tem Android? Sem problemas! Caso tenha instalado o Chrome, vá em Mais > Mais ferramentas > Limpar dados de navegação. Pronto! Agora você deve testar para ver se há alguma diferença no tempo de resposta do browser!

7. Use apps de limpeza

Tanto para iPhone quanto para Android, existem diversos apps (alguns gratuitos e outros pagos) que se encarregam de fazer a limpeza de arquivos redundantes e caches, a liberação de espaço de armazenamento e o restabelecimento da memória RAM do aparelho. Aqui você pode conferir algumas das opções para Android e iPhone!

8. Cuide das atualizações automáticas

Se, de repente, o seu smartphone deixou de ser smart (inteligente) para se transformar em um celular lento e ineficiente, pode ser que o problema esteja na quantidade de atualizações rodando em segundo plano!

Como nem todo mundo presta atenção nisso, o resultado é que, de um dia para o outro, o seu gadget parece ter ficado mais preguiçoso misteriosamente.

Para desligar essas atualizações automáticas de seu iPhone, você deve ir em Ajustes > iTunes e App Store. Então, vá até a seção “Transferências Automáticas” e desabilite tudo o que estiver rodando em segundo plano.

Se você tem Android, o procedimento não é tão diferente. Você deve ir ao app Play Store e, em seguida, acessar a opção Configurações > Atualizar arquivos automaticamente > Não atualizar arquivos automaticamente.

9. Reiniciar o dispositivo

Seu smartphone ficou muito lento e você não sabe o que fazer? Uma solução simples é reiniciar o dispositivo. Uma reinicialização periódica pode impedir que seu telefone Galaxy tenha problemas. Se o telefone congelar de repente ou estiver muito lento, tente reiniciá-lo.

O problema às vezes pode ser resolvido simplesmente reiniciando o telefone celular. Recomenda-se reiniciá-lo periodicamente para ver se ele corrige o problema antes de prosseguir para um procedimento mais complicado. No entanto, mesmo depois de reiniciá-lo, você acaba com a mesma lentidão, talvez seja melhor restaurar o aparelho.

10. Restaure o seu sistema às configurações de fábrica

A personalização dos dispositivos móveis é uma das características que mais atraem os consumidores aos celulares avançados do mercado. O problema é que, com o tempo, papéis de parede, ícones, launcher e outros recursos vão sendo customizados, sobrecarregando o sistema operacional do aparelho.

Talvez o seu celular lento tenha sofrido demais com essas intervenções. Então, que tal redefinir as configurações, voltando aos patamares de fábrica?

Como redefinir as configurações de fábrica do dispositivo móvel.

No iPhone, você conseguirá fazer isso acessando o seguinte caminho: Geral > Redefinir > Redefinir todos os ajustes.

Já no Android, você deve escolher a opção Configurações > Privacidade > Restaurar padrão de fábrica. Pronto, nada de celular lento!

Conclusão

Podemos perceber que nossos telefones celulares saem vazios da fábrica, além do sistema e dos aplicativos instalados anteriormente. No entanto, para que ele funcione com potência máxima, seu celular deve ter espaço de armazenamento suficiente.

Se o celular estiver com pouco espaço de armazenamento, as suas capacidades serão necessariamente prejudicadas. Isso ocorre porque o sistema tem que usar recursos para tentar encontrar espaço, caso contrário, ele não pode mais usar o cache de forma eficiente. É verdade que o cache ocupa espaço, mas também acelera os aplicativos e o sistema.