Não sabe como colocar suas fotos na nuvem? Veja o passo a passo
Cada vez mais somos dependentes do espaço de armazenamento dos nossos smartphones e computadores. Com o passar do tempo, aplicativos, músicas, fotos e vídeos vão se acumulando até que a capacidade máxima do dispositivo é atingida.
O que fazer então? A solução é utilizar um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem.
Com este artigo, você vai aprender como colocar suas fotos na nuvem, quais são as vantagens de investir nesse tipo de armazenamento e, por fim, quais são os melhores fornecedores desse tipo de serviço.
Afinal, o que é armazenamento em nuvem?
A maneira mais básica de utilizar o armazenamento em nuvem é tratá-lo como um espaço de armazenamento externo que você pode acessar em qualquer lugar, de qualquer dispositivo.
O armazenamento em nuvem é um tipo de serviço que possibilita ao usuário guardar e transferir os seus arquivos (imagens, documentos, vídeos e softwares por exemplo) por meio da internet, sem que seja preciso um hardware (computador, pen drive, CD, HD DVD) para armazená-los.
Para que isso seja possível, é preciso acessar um sistema de armazenamento online, que será o responsável por manter os arquivos em seu respectivo servidor. O uso da nuvem pode ter duas finalidades: pessoal ou corporativa.
No primeiro caso, existem diversas opções para manter arquivos na nuvem. A maioria delas, como veremos ao longo deste post, disponibiliza um espaço gratuito para o usuário e só passa a cobrar pelo serviço quando o limite grátis de espaço é excedido.
O armazenamento pessoal é indicado para guardar fotos e vídeos, arquivos que mais consomem espaço no smartphone, mas também é possível armazenar e-mails, documentos, PDFs ou qualquer outro documento digital importante para o usuário.
Já a versão corporativa, também conhecida como cloud computing, está relacionada ao uso da nuvem para acesso e atualização de diversos tipos de software. Essa ferramenta simplificou diversos processos empresariais e barateou os custos com tecnologia da informação.
Como colocar suas fotos na nuvem?
Utilizar um serviço de armazenamento na nuvem é bem fácil e intuitivo. A maioria dos aplicativos seguem a mesma lógica. O passo a passo a seguir leva em consideração o Google Drive, mas pode ser a base para utilizar outras ferramentas. Confira:
- Baixe o aplicativo para iOS ou Android ou acesse o site do serviço;
- Crie uma conta;
- Abra o aplicativo;
- Para armazenar os arquivos, basta selecioná-los e arrastá-los para dentro do Google Drive. Como alternativa, você pode utilizar a ferramenta de Upload;
- Para compartilhar arquivos, selecione “Meu Drive” e escolha o item que deseja enviar. Então, insira o endereço de e-mail da pessoa que você quer compartilhar o documento e depois envie;
- Para fazer o download do arquivo no dispositivo que você estiver utilizando, abra o documento, selecione “Arquivo” e, em seguida, “Fazer Download Como”.
Quais as vantagens de armazenar arquivos na nuvem?
Diversas vantagens estão associadas ao armazenamento de arquivos na nuvem. Conheça as principais delas nos próximos tópicos.
Segurança
Imagine a seguinte situação: você armazenou as fotos que você mais gostava em um pen drive e o guardou em uma gaveta. Passados alguns anos, quis rever os registros para relembrar os bons momentos.
Porém, para sua a surpresa, o pen drive não está mais no local que você o tinha deixado. O resultado? Você acabou perdendo todas as suas fotos! O mesmo pode acontecer se o pen drive for danificado ou corrompido por qualquer razão.
Essa situação não acontece quando as imagens são armazenadas na nuvem. Um bom sistema guarda as informações em servidores seguros, protegidos contra falhas e acidentes e com backups como medida de segurança.
Mobilidade
Os principais sistemas de armazenamento em nuvem do mercado possuem aplicativos para smartphones iOS e Android. Essa praticidade permite que o usuário faça login no serviço e acesse os arquivos, onde quer que ele esteja, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Compartilhamento
É muito mais fácil compartilhar arquivos armazenados na nuvem. Para que o destinatário tenha acesso ao documento em questão, basta que o remetente envie o link para download. Esqueça, portanto, anexos grandes ou pesados demais para serem enviados por um serviço de e-mail.
Edição simultânea
Um sistema na nuvem moderno, como o Google Drive, permite que os arquivos sejam atualizados por qualquer pessoa que tenha o link de acesso. Dessa forma, é possível compartilhar e editar documentos como planilhas, por exemplo. Tudo isso de forma prática, sem a necessidade de criar diversas versões de um mesmo arquivo.
Assim, fica muito mais fácil enviar arquivos e trabalhar em grupos formados por duas ou várias pessoas que estejam em locais diferentes (cidades ou países por exemplo).
Quais são os principais aplicativos de armazenamento na nuvem?
Existem boas opções no mercado e que disponibilizam versões gratuitas, normalmente com espaço suficiente para guardar um volume alto de dados. A seguir, conheça os serviços mais populares para salvar fotos e arquivos na nuvem com facilidade.
Google Fotos
Solução do Google voltada especificamente para o armazenamento de fotos e vídeos, esse aplicativo realiza, automaticamente, o backup dos arquivos inseridos no dispositivo em que foi instalado.
O grande diferencial do Google Fotos é não haver limite de espaço para salvar os dados. Para isso, as fotos devem ter resolução máxima de 16 megapixels.
Google Drive
O Google Drive é o serviço geral do Google para armazenamento de arquivos na nuvem. Para quem tem Gmail (serviço de correio eletrônico do Google), o espaço unificado para os dois serviços é de 15GB gratuitos. Essa versão permite o upload de arquivos como documentos, imagens, fotos, vídeos e áudios.
Dropbox
O Dropbox é um dos sistemas mais conhecidos para salvar arquivos na nuvem. O aplicativo permite que o usuário usufrua o espaço de 2GB gratuitos.
OneDrive
O OneDrive é o serviço de armazenamento na nuvem desenvolvido pela Microsoft. A versão gratuita oferece 15GB de espaço livre para seus usuários. Além disso, é integrado a outros produtos da Microsoft, como o Outlook e Office por exemplo.
iCloud
Todos os dispositivos da Apple já incluem o serviço iCloud para manter os seus arquivos, fotos, vídeos, notas e outros conteúdos sempre em um lugar protegido e disponíveis em qualquer lugar que tenha conexão com a Internet. Os utilizadores têm 5 GB de espaço gratuito e podem mudar a qualquer momento para o serviço pago iCloud+que possui mais funcionalidades e mais espaço de armazenamento.
Conclusão
Viu como colocar suas fotos na nuvem é fácil? Utilizar esse tipo de armazenamento libera a memória do seu smartphone, traz mais proteção para os arquivos, proporciona mobilidade, além de facilitar para o compartilhamento de arquivos e a edição remota por diferentes usuários.
E agora que você já conhece as melhores opções e suas particularidades, analise qual delas combina mais com as suas necessidades e comece agora mesmo a salvar seus arquivos na nuvem.
Gostou do conteúdo? Que tal conhecer algumas ferramentas para editar as suas fotos? Confira o post “10 aplicativos gratuitos pra suas fotos ficarem incríveis” e domine o assunto!