Como criar quadrinhos
Acompanhe a matéria e conheça dicas sobre como criar histórias em quadrinhos, aprenda como utilizar algumas técnicas e recursos para desenhar tirinhas em quadrinhos passo a passo, utilizando palavras e desenhos.
Você sempre quis fazer uma história em quadrinhos com um grande enredo que deseja contar para todo mundo? Mesmo sem ser um especialista sobre o assunto, com um pouco de criatividade qualquer um pode ser um criador de quadrinhos.
Alguns procedimentos podem ser seguidos, mas ser criativo é a única regra para desenvolver boas histórias, depois de aprender algumas dicas passo a passo você vai poder desenhar, imprimir, compartilhar ou até publicar a sua própria historinha de gibi.
Instruções:
Quem não tem habilidade para criar quadrinhos, mas tem ótimas ideias, aqui vai uma super dica, além da inspiração e criatividade, antes de tudo é preciso conhecer algumas técnicas usadas por profissionais dos quadrinhos:
Escolha um roteiro. Os quadrinhos podem ser o que você quiser criar, não existe regra, faça a sua história longa, curta, feliz, triste, cômica ou engraçada. Qualquer roteiro pode ser contado em forma de tirinhas.
Escrever sua história. Escreva em um papel ou utilize o bloco de notas do computador. Faça isso por partes, lembre-se que precisará fazer tirinhas em miniatura para cada quadro do enredo, incluindo o diálogo e uma espécie de “Storyboard”. Procure esboçar os elementos básicos da composição de cada página que você está desenhando. Separe os painéis, números, tamanhos e forma, faça uma versão em miniatura para que você tem uma ideia clara de como começar.
Diagramação. Decida pela forma e o tamanho dos quadrinhos. Pense neste ponto sobre como compor cada painel. Não tenha medo de tentar, organize a sua história de maneiras diferentes. Como elas são pequenas e incompletas, poderá dividi-las em partes, desse modo, você não vai perder tanto tempo se não gostar de uma parte. E lembre-se, algumas partes podem ocupar mais de uma tira. Se você não sabe como projetar o layout de quadrinhos, pode conhecer o gerador de HQ com marcação de quadrinhos.
Esboçar o desenho dos personagens. Além de criar os personagens, poderá definir os locais e objetos que farão parte da sua história. Os profissionais chamam o processo de folhas de modelo. Quanto mais praticar, os desenhos também podem ficar cada vez melhores, tornando mais fácil todo o desenvolvimento. Desenhe levemente, e faça o movimento de seus personagens de forma que se pareçam reais. Desenhistas profissionais costumam usar lápis azul de esboço, facilitando na arte final.
Certifique-se de saber como cada personagem vai ser, não se preocupe se você não é um desenhista profissional, nesta parte utilize sua imaginação. Qualquer objeto pode virar um personagem, um peixe, uma bola, caneta, cachorro, pato e etc.
Comece sempre pelo texto (balões dos protagonistas). Comece sempre pelo texto, os conhecidos balões dos personagens, só depois faça os desenhos. Assim, nada ficará encolhido e a história poderá ser contada de maneira legível. Tente escrever as letras antes de fazer o balão para colocar em torno delas. Assim você vai saber o tamanho correto dos balões.
Nas histórias em quadrinhos, os balões fazem parte da ilustração. Eles ajudam a contá-la de forma direta e divertida. Você pode ser tentado a começar a desenhar primeiro, mas precisará ter certeza de que há espaço para as caixas de texto, balões ou pensamentos. Planejar o posicionamento agora, pode lhe poupar bastante tempo depois.
Faça os quadrinhos já em papéis recortados, procure utilizar um papel de estrutura firme, tipo cartolina ou papel cartão, depois cole todos em uma folha que contraste com o fundo, escolha a cor que preferir, sempre contrastando com as tirinhas.
Feito isso, veja como ficou a história em suas miniaturas e coloque o texto em cada painel. Isso inclui o diálogo, pensamentos, narração e efeitos sonoros. Para facilitar nessa fase, você pode escrever um enredo em lápis, sendo possível modificar qualquer coisas quando precisar.
Escolhendo as letras. Use sempre letras MAIÚSCULAS, e procure deixá-las sempre do mesmo tamanho para que tudo seja mais organizado e fácil de ser entendido. Além disso, poderá destacar as palavras mais importantes ou afirmações com cores destoantes, assim como usamos o NEGRITO em um processador de textos do computador.
Onomatopeias. Depois de escrever o texto e criar os balões para cada tirinha do quadrinho, chegou a hora de aprender o que é Onomatopeias.
Já notaram que quando os autores de histórias em quadrinhos querem representar o som de um grito de alegria, eles usam a palavra Uau! Onomatopéia significa imitar um som com um fonema ou palavra.
Final da história em quadrinhos. O final é muito importante porque é a parte mais aguardada. Procure caprichar com algo inesperado para que o desfecho de todo o seu trabalho seja concluído de forma agradável. Sabia que todo leitor espera uma surpresa no final? Então não faça um final ÓBVIO DEMAIS. Para finalizar, coloque a palavra “fim” sempre no último quadrinho que você criou.
Site para criar quadrinhos online
Quem não sabe desenhar, não entende de programas para a edição de imagens, ou não deseja ter todo o trabalho de preparar os matérias necessários para colocar uma ideia em prática, pode conhecer um serviço para criar histórias em quadrinhos pela Internet.
Adobe Express é um jeito fácil de desenvolver e publicar suas histórias em quadrinhos pela Internet. O serviço permite criar imagens incríveis, que você pode fazer a partir do zero ou utilizando temas profissionais para facilitar a montagem dos quadros. Quando terminar, você poderá imprimir ou compartilhar.
Canva permiti criar tirinhas em poucos minutos. Depois de criar uma conta no Canva, você pode utilizar um modelo pronto ou começar do zero. Seguindo um roteiro, você consegue desenvolver história engraçadas, críticas, sarcásticas e muito mais com o Canva.
Pixton é um aplicativo online que permite fazer isso com bastante facilidade, e começar é muito simples, o primeiro passo é acessar o serviço, disponível no seguinte endereço: http://www.pixton.com
Disponível em idioma português, pode ser a melhor maneira de fazer tirinhas digitais. Abra uma conta gratuita para começar a usar as ferramentas necessárias e, em seguida, você poderá selecionar a opção “Crie um quadrinho”.
Mexer na ferramenta é simples, mas se você deseja aprender rapidamente, poderá selecionar a opção ajuda do serviço e acompanhar os vídeos tutoriais que a equipe do Pixton preparou para todos os seus usuários. Além disso, se precisar de um passo a passo, já escrevemos um artigo sobre como fazer histórias em quadrinhos no Pixton.
Programa para criar quadrinhos.
Quem deseja utilizar um programa gratuito, pode conhecer a ferramenta Pencil, crie desenhos à mão livre e anime-os com o editor para criação de desenhos vetoriais. Ao utilizar a ferramentas, podemos inserir balões, quadros prontos e papel. Faça suas próprias tirinhas em preto e branco ou colorida.
Pencil é um programa interessante para quem deseja mais profissionalismo na hora de criar quadrinhos, é um aplicativo eficiente e gratuito, possui diversas funcionalidades para desenhar personagens e animado-os facilmente depois.
http://sourceforge.net/projects/pencil-planner/
É claro que uma boa ferramenta pode facilitar bastante, mas a criação também pode ser feita utilizando programas disponíveis no computador. Por exemplo, crie um novo documento no Word, Paint ou Photoshop e comece a fazer uns quadradinhos com a ferramenta de desenho do programa. Depois, utilize as ferramentas disponíveis para desenhar e adicionar os textos.
Aplicativo para criar quadrinhos
Se você deseja usar um aplicativo para criar quadrinhos, deve acessar a loja de aplicativos do seu telefone celular e procurar por criador comic ou comic creator app. Existem muitos aplicativos gratuitos e pagos para IOS e Android e você pode escolher aquele que atenda as suas necessidades. Alguns exemplos de apps criadores de histórias em quadrinhos são:
- Criador da página comic – Android;
- Comic Strip It! pro – Android;
- Strip Designer – iPhone, iPad;
- Animoto – Android, iPhone;
- Doctor Who: Comic Creator.
10 Passos Para Criar e Publicar Quadrinhos
Com nossas dicas, você pode virar um escritor de verdade. Se você fosse escrever um quadrinho, saberia por onde começar? Para os curiosos, e até mesmo para os futuros escritores, mostraremos todos os passos para se fazer um quadrinho, desde a ideia do tema na cabeça do escritor até sua chegada às livrarias.
- Tenha uma ideia bem bacana.
- Pesquise tudo sobre o tema escolhido
- Coloque a história no papel, utilizando todos os conhecimentos pesquisados. O ideal é utilizar seu computador para escrever. Dica: tenha sempre um livro de regras gramaticais e um dicionário ao seu lado.
- Você pode demorar para terminar seu quadrinho. Assim que ele estiver pronto, mostre para seus amigos e familiares. Veja se eles gostam e entendem a história.
- Apresente sua obra para as editoras. Elas vão ler, analisar e dizer se há interesse ou não em publicar a sua história. Lançar por uma editora pode ser muito difícil, principalmente quanto o autor não é famoso. Por este motivo, muita gente contrata uma empresa prestadora de serviços fazer este trabalho.
- Assim como um livro, lançar um quadrinho é difícil e demorado, principalmente se o autor optar por uma determinada editora. Muitas respostas negativas também fazem parte do processo de produção de um quadrinho.
- Depois de algum tempo você acha uma editora interessada que reconhece seu talento e resolve publicar seu trabalho ou você paga uma prestadora de serviços. Agora, veja as etapas pelas quais seu quadrinho completo vai passar:
- a) Edição – o editor limpa o texto, tirando, por exemplo, aqueles parágrafos que estão apenas enchendo a história. A leitura fica bem mais fácil.
- b) Copidescagem – O copydesk mexe muito com correções gramaticais, como se fosse um técnico em regras de escrita.
- c) Composição e diagramação – tudo é definido e colocado nas páginas numeradas: fotos, tipo de letra, notas de roda pé, gráficos. Tudo isso é impresso para ser avaliado. É o que chamamos de pré-impressão.
- d) Revisão de provas – o revisor corrige as páginas diagramadas: de erros de português a problemas de paginação.
- e) Fotolitagem – o arquivo de texto do seu quadrinho já saiu do Word e agora está em programas como Page Maker ou Quarkxpress. Nesta fase ele é transformado em fotolito. Em seguida, este fotolito é gravado em chapas de offset.
- f) Impressão – depois disso tudo, a gráfica imprime o quadrinho.
- Seu quadrinho está pronto. Agora, a editora distribui os exemplares nas livrarias. Caso você publique por conta própria, através das prestadoras de serviço, terá de fazer a distribuição também.
- O próximo passo é a divulgação do título em bancas, livrarias e outros locais
- O décimo passo fica por conta dos leitores. Eles vão comprar e, depois deste trabalhão todo, vamos torcer para que gostem!
Dicas e informações adicionais
- Independente de qualquer talento como artista, manter-se informado sobre o assunto pode facilitar bastante. Procure conhecer todas as etapas necessárias para a produção de tirinhas de histórias em quadrinhos, é possível fazer cursos para desenhar HQ e aprender como utilizar as ferramentas necessárias para conseguir transformar a sua ideia;
- Não precisa ser um desenhista. Você pode recortar e colar figuras para criar o seu personagem. Um quadrado pode ser o corpo, uma bola pode ser a cabeça. Seja bastante criativo, quanto mais único seu quadrinho for mais legal ele vai ser. Lembre-se, os quadrinhos que foram criados com personagem inusitados foram os que obtiveram mais sucesso. Para quem precisa de uma inspiração, aconselho a leitura do artigo que conta um pouco sobre quem inventou a histórias em quadrinhos.